Missão, Visão e Valores

A nossa missão

A missão da Comunidade Compassiva Viver Compaixão é criar um ambiente de apoio e empatia que promove o bem-estar e a dignidade de todos os membros da comunidade. Cultivar um sentimento de pertença e de ligação entre as Pessoas da Comunidade, reconhecendo e empenhando-se numa relação de ajuda que aborda os desafios e as lutas que os seus membros enfrentam.

Promover o bem-estar e a dignidade de todos os seus membros, numa cultura de cuidado e compreensão de cada um consigo, e de cada um com o outro, onde as pessoas são encorajadas a apoiarem-se, mutuamente, em momentos de necessidade. Ao construir esta comunidade, as Pessoas podem sentir-se fortalecidas e apoiadas, reforçando a sua saúde mental, emocional, espiritual e física.

Em suma, alocar mais sentido às suas vidas, individual e coletivamente.

A nossa visão

A visão da Comunidade Compassiva Viver Compaixão é criar uma sociedade onde todas as Pessoas são valorizadas, apoiadas e capacitadas para viverem melhor as suas vidas.

Um mundo, uma realidade onde as pessoas estão ligadas umas às outras, onde a empatia e a bondade são a norma porque a Compaixão é reconhecida no seu ato fundamental da vida com sentido individual e coletivo.

Redes colaborativas e de apoio: visionamos uma sociedade onde os indivíduos são e estão “ligados” a redes e recursos de apoio que os ajudam a enfrentar os maiores desafios da vida.

No geral, uma realidade onde as Pessoas são sensibilizadas e capacitadas para viverem as a vida, onde a empatia e a bondade, ativa e consequente, são valores centrais onde todos as Pessoas são valorizadas e apoiadas.

Os nossos valores

Empatia: componente fundamental de relacionamentos saudáveis em comunidades solidárias. Pessoas que se esforçam para entender a “realidade” das outras pessoas, o que sentem com as experiências e oferecem o seu apoio, não de acordo com o que entendem fazer falta, mas sim de acordo com o que a pessoa ajudada reconhece ser importante.

Bondade: Foco na promoção do bem-estar entre seus membros, sem descurar o autocuidado necessário que retro alimenta a energia necessária para cuidar de si próprio e, depois, do outro.

A bondade pode assumir várias formas, desde pequenos atos de generosidade até esforços em larga escala para apoiar indivíduos marginalizados, doentes, ou vulneráveis por outro qualquer motivo.

Inclusão: Reconhecimento de que todos as Pessoas têm valor inerente (sem necessidade de qualquer validação exterior) e devem ser bem-vindas e apoiadas na comunidade. Comunidades inclusivas esforçam-se para criar espaços onde as Pessoas de diversas origens e identidades se sentem valorizadas, compreendidas e apoiadas.

Colaboração: Reconhecemos que trabalhar em colaboração (em conjunto, em rede) e equipa é a maneira mais eficaz de enfrentar qualquer desafio social (coletivo) complexo. A colaboração envolve reunir recursos, competências e ideias para alcançar objetivos partilhados e melhorar os resultados para todos os membros da comunidade.

Respeito: Valorizamos o respeito, reconhecendo que todos as Pessoas têm direito à Sua dignidade e à autonomia. Respeitar o outro, pressupõe trata-lo com consideração e justiça, e reconhecer o seu valor inerente que não tem de ser justificado pelo próprio ou por qualquer ideia alheia a si.

Autocuidado: Valorizamos o autocuidado como a forma de promover o bem-estar e a resiliência de cada pessoa / membro da Comunidade e entre os seus membros. Que a Pessoa reconheça a importância de cuidar de si própria, da sua saúde física, emocional, mental e espiritual, de forma a que possa estar mais aptar para se apoiar a si e ao o outro quando necessário.